quarta-feira, 3 de agosto de 2016

SIGNIFICADO DE BODAS DE CASAMENTO

SIGNIFICADO DE BODAS DE CASAMENTO
Bodas de casamento é uma comemoração que celebra o aniversário de casamento, onde se renova as promessas trocadas entre o casal. Boda é uma palavra que tem origem no latim "vota", que significa "promessa". O nome é mais usado no plural: bodas, que se refere aos votos matrimoniais feitos no dia do casamento. 

01º - BODAS DE PAPEL:  O primeiro aniversário de casamento é representado pelo PAPEL. O papel é um material frágil e transitório e, por isso, foi associado à delicada natureza da recém-constituída relação entre marido e mulher. No Japão, faz parte da cerimônia de casamento se beber saquê (vinho de arroz) de uma garrafa decorada com duas borboletas de papel, um macho e uma fêmea, representando o casal em lua de mel. A própria palavra japonesa para papel, kami, possui um significado místico relacionado ao espírito, e a arte de dobrá-lo (origami) representa a transformação da vida. No antigo Egito, o papiro também significava o desabrochar da vida, além de representar conhecimento. Além do papel, a planta papiro simbolizava alegria e juventude, frescura e amor, pois florescia de forma perene às margens do Rio Nilo. O papel é tão valioso quanto as palavras nele escritas! O Ketubah, por exemplo, que é o contrato nupcial judaico, pode ser escrito à mão por uma calígrafa ou artista como forma de um manuscrito iluminado. Quando duas pessoas vivem juntas, é o mesmo que colocar dois universos no mesmo espaço. O respeito, a flexibilidade, o carinho e a paciência são primordiais para uma boa convivência. (do livro Mulheres Inteligentes, Relacionamentos Saudáveis).

02º - BODAS DE ALGODÃO:  O segundo ano de casamento é representado pelo ALGODÃO- O algodão é uma fibra macia, confortável. Talvez por isso tenha sido escolhido para representar o conforto após o período de adaptação. O segundo aniversário de casamento faz com que a gente relembre os votos e promessas do casamento e reflita sobre a relação ainda em amadurecimento. Celebrar bodas de algodão é uma ótima oportunidade de reforçarmos os laços que nos unem e lembrarmos as qualidades que nos fazem ficar cada dia mais juntos um do outro. Agora pense em sua relação de marido e mulher como um grande tecido de algodão com mil possibilidades de tramas de fios. Se imaginarmos que essas tramas são os tais padrões comportamentais que moldam sua personalidade como casal, vemos que o segredo está em fazer escolhas inteligentes para que boas tramas continuem a ser tecidas ao longo do tempo e se transformem em fios fortes e duradouros.

 03º - BODAS DE COURO OU TRIGO:  O terceiro ano de casamento é representado pelo TRIGO OU O COURO . O trigo representa fartura e prosperidade. Já o couro é um material nobre que também simboliza fartura e união. 3 anos é tempo de preparar a terra, ver brotar o trigo e o futuro milagre do pão que os alimentará e fará a vossa ceia ser repleta de paz, união e solidariedade. O trigo é bastante rico e representa a fé, fartura, prosperidade e principalmente união. Que o casal tenha sempre fé em Deus e que Ele os cubra de fartura e prosperidade! (fonte: crescendocomcristo). O couro simboliza proteção e cobertura. A pele é a parte mais sensual no nosso corpo e a mais sensitiva também, e é com ela que experimentamos o mundo a nossa volta. O couro remete à nossa natureza animal, aos prazeres de estarmos vivos e também à nossa vulnerabilidade. Para alguns, o couro está ligado a cowboys, cavalos e Faroeste. Para outros, lembra motocicletas, resistência e liberdade. E para outros, ainda, simboliza tudo que é erótico, perigoso e poderoso.

04º - BODAS DE FLORES, FRUTAS OU CERA: O quarto ano de casamento é representado pelas Flores e Frutas ou Cera - Três elementos: as flores representam cuidado com a relação; frutas indicam vitalidade e a cera maleabilidade. A cera é produzida pelas abelhas, e as frutas e flores vêm da Natureza. Simbolizam o progresso natural do relacionamento, vitalidade, beleza, bênçãos e saúde.

05º - BODAS DE MADEIRA OU FERRO: O quinto ano de casamento são representado pela MADEIRA ou FERRO.  São as bodas da durabilidade. ‘Faça um jantar de comemoração com os padrinhos. A relação já está mais forte e resistente. Mas assim como a madeira, que serve como estrutura sólida, pode ser destruída pelo fogo, o casamento também está sujeito à ação de fatores externos. Tanto um como o outro são elementos forte e duradouro. Significa que o casal está se fortalecendo, criando tronco e raízes dentro do casamento. 

06º - BODAS DE AÇÚCAR OU PERFUME:  O sexto ano de casamento é simbolizado pelo PERFUME ou AÇÚCAR.  O doce sabor da vida se alia ao aroma de felicidade, e assim o perfume e o açúcar foram escolhidos para marcar os 6 anos de vida a dois. Simbolizam o doce sabor da vida de casados, o companheirismo, cumplicidade, o perfume do amor.

 07º - BODAS DE LATÃO OU LÃ:  O sétimo ano de casamento é representado pela  ou LATÃO.  Nesta etapa, a união está mais resistente, como a liga metálica, e o casal se sente confortável, tal qual a fibra natural. Lã é adaptável e pode-se fazer muito com ela. Latão é resistente a manchas. Ambos são resistentes e capazes de durar e passar por todas as crises que vierem.

 08º - BODAS DE BARRO OU PAPOULA:  No oitavo ano de casamento é simbolizado pela PAPOULA ou BARRO. Os 8 anos são marcados pela papoula, associada ao rejuvenescimento e à fertilidade, e o barro, cuja principal característica é ser maleável. Barro é moldável e pode ser transformado em esculturas lindíssimas, bem como para o feitio de recipientes para conservar água gelada, óleo. Simboliza a adaptação, maleabilidade e a conservação das coisas que valem a pena no casamento.

09º - BODAS DE CERÂMICA OU VIME:  No nono ano de casamento a Cerâmica  ou VIME simboliza a união. A delicadeza e aparente fragilidade do vime se unem à força e estabilidade da cerâmica e simbolizam a união matrimonial. Tanto a cerâmica quanto o vime são materiais delicados, mas resistentes e duráveis. Simbolizam a resistência da união que, embora delicada, pode ser durável e bonita se protegida das intempéries do tempo. 

10º - BODAS DE ESTANHO OU ZINCO:  O décimo ano de casamento o  ESTANHO simboliza essa data. Esse metal é conhecido por ser maleável, o estanho indica o que leva uma relação pra frente. Comemore a data com aquela viagem dos seus sonhos. Resistência e flexibilidade são características deste metal, que representa a instabilidade que alguns casais ainda enfrentam mesmo depois de alcançar a maturidade e a harmonia em uma década de união. O metal Zinco é empregado em ligas de alumínio e cobre. Isso significa que para o Alumínio e o Cobre permanecerem unidos, eles precisam do Zinco. No casamento, significa que existe entre o casal o comprometimento para crescerem e avançarem juntos. 

11º - BODAS DE AÇOO décimo primeiro ano de casamento é simbolizado pelo AÇO. O elemento que garante estabilidade foi escolhido para essa comemoração. Mesmo sob forte impacto, o aço deforma, mas não se rompe. 

12º - BODAS DE SEDA OU ÔNIX:  No décimo segundo ano de casamento é representado pela pedra ÔNIX , que representa suavidade, sutileza, riqueza e cuidado na relação são a simbologia dessa bela pedra que significa lealdade e fidelidade.

 13º - BODAS DE LINHO OU RENDA:  Ao chegar ao décimo terceiro ano de casamento essa data é representada pela RENDA ou LINHO. Uma das tradições na comemoração das bodas é presentear com o material correspondente, Neste caso, o linho e a renda.

14º - BODAS DE MARFIM:  No décimo quarto ano de casamento o MARFIM é seu representante. A lógica dos materiais associados às bodas é que quanto mais tempo o casal permanece junto, mais nobre é o elemento. 

15º - BODAS DE CRISTAL:  Ao chegar no décimo quinto ano de casamento e sendo representado pelo CRISTAL, merecem uma comemoração especial, como um final de semana num resort ou spa paradisíaco. A fase é de sentimentos nobres e sólidos, numa relação com muita transparência. Essas são também as mesmas características da pedra, que representa a vitalidade. Significa uma união transparente e linda como o cristal, despertando a admiração de todos.

 16º - BODAS DE SAFIRA OU TURMALINA:  No décimo sexto ano de casamento a beleza das pedras TURMALINAS é seu representante. As turmalinas (podem ser rosa, azul, verde, melancia ou preta) acabam com medos e condições negativas da vida. 

17º - BODAS DE ROSA:  No aniversário de 17 anos de casamento, é hora de caprichar no buquê de rosas, a flor que é o símbolo universal do amor. 

 18º - BODAS DE TURQUESA:  No décimo oitavo aniversário de casamento a pedra TURQUESA simboliza essa data.  A pedra protege contra poluição de ambientes. É considerada sagrada para os budistas tibetanos. 

19º - BODAS DE ÁGUA MARINHA OU BODAS DE CRETONE:  No décimo novo aniversário de casamento é representada pela pedra ÁGUA-MARINHA ou CRETONE. Uma das pedras mais belas, a água-marinha traz paz e alegria aos relacionamentos e suaviza os problemas emocionais.

20º - BODAS DE PORCELANA ou PLATINA:  O vigésimo ano de casamento é representado pela PLATINA. Que tal marcar os 20 anos de vida matrimonial com uma sessão de fotos do casal? Escolha um lugar especial e deixem-se clicar! Para chegar ao relutado final, as peças de porcelana passam por um longo processo antes de se transformarem em objetos de admiração. Assim é com o casamento, que enfrenta diversas situações, por isso o simbolismo. A porcelana é uma variedade de cerâmica dura e resistente de cor branca, podendo-se modelar lindas peças e depois queimá-las em alta temperatura. No casamento, significa que o casal passou por essa fase de modelagem, queimando os problemas e tornando-se resistente e com alto padrão de qualidade. 

 21º - BODAS DE ZIRCÃO:  O vigésimo primeiro ano de casamento é representado pelo mineral ZIRCÃO. O zircão, da família da zircônia, é um mineral notável de coloração natural, substituto popular do diamante. 

22º - BODAS DE LOUÇA:  No vigésimo segundo ano de comemoração matrimonial é representada pela LOUÇA. O material é interpretado como um vasilhame onde se pode acomodar líquidos ou sólidos. Significa que o casal suportou e suporta muitas coisas junto. 

23º - BODAS DE PALHA:  No vigésimo terceiro ano matrimonial é celebrado com o símbolo da PALHA.  A palha tem diversos usos, desde o artesanato até como combustível. Indica que marido e mulher podem construir muitas coisas pela frente. 

24º - BODAS DE OPALA:  O vigésimo quarto ano de casamento é simbolizado pela pedra OPALA. A pedra é usada para reviver lembranças e faz com que a beleza interior aflore. Não chega a ter uma cor definida.

 25º - BODAS DE PRATA: Importantíssima data para comemorar os tão esperados "25 anos" de casamento. "Hora de renovar os votos e fazer uma festa de arromba". É costume trocar a aliança por uma nova. Comemorada por muitos casais, representa não só a união deles, mas também a formação da família, com filhos e netos. É feita uma renovação de votos do casal, que ainda mantém acesa a chama do amor. A Prata é um metal maleável e brilhante, assim como o casamento nessa fase, onde o casal já aprendeu a ser maleável em certas situações, contornando-as e resolvendo-as da melhor maneira e com muito amor. Tornando-se um casal brilhante! 















Imagens do Facebook da Para Sempre Namorados.

2 comentários:

  1. Amei sua postagem. Sempre tive dúvidas em relação a este assunto. Agora vou saber explicar as clientes rs rs rs. Super útil. Obrigada Amiga.

    ResponderExcluir
  2. Edilza parabéns pela postagem criativa. Eu amei Sempre tenho muitas dúvidas e essa portagem foi perfeita. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por dedicar seu tempo para me deixar um comentário. Gosto de muito de ler e sentir que posso compartilhar meus trabalhos com vocês.
Beijos