quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gastroenterite Virótica...

O que é esse nome???  
Bom meninas e meninos, segunda feira passei por isso (3 dias), e desde ontem meu filho Enzo Gabriel foi atingido também, resumindo PRONTOBABY madrugada adentro até hoje às 11 horas da manhã. fiquei um lixo. Fui na internet e pesquisei tudo sobre o assunto e venho aqui compartilhar com vocês!!!

O que é a Gastroenterite Virótica?


gastroenterite virótica é uma infecção causada por vírus (existem vários), que ataca o estômago e o intestino delgado. Normalmente a doença é breve, durando de 1 a 3 dias.

Como acontece?
A gastrenterite é causada pela absorção de certos vírus. Os fluidos corporais de pessoas infectadas contêm o vírus até mesmo antes de os sintomas começarem. O vírus pode ser propagado através do contato direto com uma pessoa infectada (beijando-a ou apertando suas mãos, por exemplo) ou ao compartilhar copos, pratos, colheres, garfos, etc.
O vírus entra no estômago e intestino e inflama as mucosas destes órgãos que ficam temporariamente incapazes de exercer suas funções. O vírus pode fazer também com que o alimento se mova mais rapidamente através do canal gastrintestinal.
Algumas bactérias e outros pequenos organismos chamados protozoários podem causar infecções que apresentam sintomas semelhantes aos da gastroenterite.

Quais são os sintomas?
- fadiga
- arrepios
- perda do apetite
- náusea
- vômitos
- dor no estômago
diarreia
febre baixa
- dores musculares
A doença pode se desenvolver através de um período de horas ou pode iniciar de repente, começando com dores no estômago, vômitos ou diarreia.

Como ocorre o diagnóstico?
Seu médico verificará os sintomas, e pedirá exames de laboratório, quando necessário, para eliminar a possibilidade de doenças mais sérias e para detectar complicações, como a desidratação.

Como é procedido o tratamento?
A coisa mais importante a se fazer é descansar o estômago e os intestinos alimentando-se de forma leve e bebendo líquidos adequados. Crianças se desidratam com facilidade e desde o inicio do quadro podem começar a receber soro caseiro ou comprado em uma farmácia próxima.
Se estiver vomitando frequentemente por muito tempo, precisará repor os minerais sódio e potássio, que se perdem. No caso de vômitos que não se controlam, deverá procurar um serviço medico, para o tratamento deste sintoma e a reposição do liquido que foi desta maneira perdido. Antieméticos (medicamentos que controlam o vômito), deverão ser indicados.
Outros líquidos leves incluem chá, suco de maçã, limonada, suco de caju, gelatina, etc. Evite líquidos ácidos (como suco de laranja) ou cafeinados (como o café) ou que sejam gasosos. Evite leite por um período. Bebês podem ser alimentados normalmente com suas mamadeiras, mas se for possível, substitua uma ou duas, apenas no período inicial, por um suco (de maçã, por exemplo), até notar uma melhor consistência das fezes.
Deve começar a comer alimentos leves quando não estiver mais vomitando e estiver sendo capaz de beber líquidos leves sem se sentir mal. Biscoitos de água e sal, torradas, macarrão e bananas são boas escolhas. Evite alimentos ácidos, temperados, gordurosos ou fibrosos (carnes, grãos, vegetais) e laticínios.
Às vezes o tratamento inclui medicamentos para prevenir náusea e vômito ou diarreia. Ao usar este tipo de medicação certifique-se da dose recomendada na embalagem.
Caso a criança fique seriamente desidratada, por causa dos vômitos ou diarreia, poderá ter que fazer reposição intravenosa de líquidos para evitar maiores complicações que ponham em risco a sua vida.

Quanto tempo duram os efeitos?

Raramente a gastroenterite dura mais que um a três dias. No entanto, levará de 1 a 2 semanas para que seus hábitos intestinais voltem completamente ao normal.

 Procure seu médico se:
- Continuar a ter sintomas sérios por mais de 2 ou 3 dias.
- Sintoma mais leves persistirem por muitos dias (por exemplo, perda de apetite, náusea, diarreia).
- Perceber sintomas que normalmente não são causados pela gastroenterite, tais como vômito e diarreia com sangue.

10 comentários:

  1. Oi amiga, Meu segundo anjo da guarda do meu blog.Sim porque o primeiroé Lange Barreto. Obrigada pelas preciosas dicas. Já aproveitei duas delas. Obrigada pela gentileza. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia!!!

      Sinta-se à vontade, quando precisar estarei sempre aqui.

      Beijos e tenha um final de semana abençoado e iluminado

      Excluir
  2. Tadinha, minha amiga... Melhoras para vocês dois... Tente isolar seu esposo porque essas viroses costumam passar para a família toda.
    Beijo grande e fique com Deus, florzinha!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Edilza!
    E como está o Enzo agora? Coitadinho...
    Espero que ele fique bonzinho logo!

    Fiquem com Deus!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, já nos falamos por telefone, mas passei pra dizer que você é mil. Dodoi e ainda deu um jeitinho de nos ajudar, obrigada nega, é por essas e outras coisas que lhe admiro tanto, Xero, melhora para os dois.

    ResponderExcluir
  5. Nossa amiga!!! Até o Enzo????? Mas confia em Deus que tudo passará bem rapidinho!!!! Estou orando por vocês!!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. OI Edilza...sabe que eu tive isso no mesmo período que vc. Até ontem ainda estava pra baixo...Se coragem de fazer nada... tudo enjoava...Hoje consegui me alimentar. Obrigada pela informação. bjos 1000

    ResponderExcluir
  7. Edilza minha querida
    mtooooooooo obrigada por te me avisado do sorteio ... fico te devendo essa !!!!
    rsrsrsrrs
    bjus no coração e tenha um excelente fds

    ResponderExcluir
  8. Edilza....espero que os dois estejam melhores.....a Marcelle fica aqui até Julho....combinei com ela de ir até Niterói para ter uma aula de Copics com ela....topa????Vc vai comigo de carro.....bjsssssss

    ResponderExcluir

Muito obrigado por dedicar seu tempo para me deixar um comentário. Gosto de muito de ler e sentir que posso compartilhar meus trabalhos com vocês.
Beijos